2)-Relatórios Importantes

2)-RELATÓRIOS IMPORTANTES

 

CUSTO HORA PADRÃO

      Este relatório apresenta o custo hora por centro de custo direto-padrão. Foi dividido em três grupos de centro de custo - Administrativo + Indireto + Direto. O valor administrativo e o valor indireto, estarão cada um, em uma só linha, sendo que o valor total do administrativo será produzido um índice e será utilizado na formação do preço de venda no markup e os departamentos indiretos estarão sendo rateados no departamento direto proporcional aos custos dos departamentos diretos.

       O departamento produtivo direto estará apresentando até vinte departamentos diretos de forma individual.

       Veja abaixo os detalhes do relatório:

17-01-Custo-Hora

 

DRE + SIMULADOR

   O DRE vai apresentar automaticamente o lucro alcançado da fábrica e em seguida vai apresentar o valor do financeiro passivo mensal logo abaixo e demonstrar o valor do resultado geral do mês (= lucro da fábrica (-) passivo mensal),. Você terá o ponto de equilíbrio + índice da margem de contribuição + índice administrativo + o lucro da fábrica e o resultado com o financeiro passivo mensal.

     Com o SIMULADOR do DRE , você vai recalcular o resultado com outro valor de faturamento. Você acrescenta o novo faturamento e automaticamente será recalculado o resultado com base no DRE ao lado. Também poderá colocar um índice , na coluna índice de aumento , nos custos fixos com um percentual (-) negativo para diminuir o custo ou (+) positivo para aumentar o custo de conformidade com o aumento do faturamento. Automaticamente você terá um novo resultado com as alterações.

 DRE-simulador

 

CADASTRO MATÉRIA PRIMA + EMBALAGEM + PRODUTO REVENDA + TERCEIROS EXTERNO

  Construímos uma planilha para cada cadastro acima apresentado

     Cada cadastro pode ser atualizado a qualquer momento. Automaticamente todas as planilhas de cálculos das fichas técnicas e o custo do produto ficam atualizadas.

      Neste cadastro estão previstos o custo de compra e todos os impostos e custos necessários para apurar o valor final de custo real da matéria prima ou mercadoria comprada ou serviço de terceiro externo. Toda vez que houver alteração na compra e digitar no cadastro o novo preço, automaticamente todas as planilhas de cálculos de preço de venda estarão atualizadas com o novo custo.

Cadas-MP

 

CADASTRO DE ENDIVIDAMENTO E INVESTIMENTO

     Construímos uma planilha para cada cadastro acima apresentado

     Este cadastro de endividamento e o outro de investimento você irá controlar , item a item, um a um , mês a mês visualizando os juros mensais envolvidos, o saldo devedor sem os juros e com os juros, o número de parcelas devedora e o valor mensal que irá ser apresentado automaticamente no DRE na parte do passivo mensal.

      Você terá mês a mês o saldo devedor para analisar de forma mais criteriosa os compromissos do ativo mensal.

      cadastro-dividas

 

DRE ACUMULADO - mês a mês

      Este relatório apresenta o DRE mês a mês , por coluna, de um período, de um ano. Na primeira parte à esquerda você vai visualizar o DRE padrão construído para formar o preço de venda. Mais a direita você vai digitar o DRE mês a mês.

     Com estas informações você tem junto à coluna do padrão , outra coluna com a soma total do ano. E seguida o sistema faz a média do ano e coloca na próxima coluna. Mais uma vez o sistema irá buscar a informação da coluna do DRE padrão, comparar com a média do ano, e na próxima coluna apresenta a diferença entre o planejado e o realizado ou seja entre o padrão construído e a média anual.

    Assim você fica sabendo o quanto está próximo ou afastado do planejado. Apresenta ainda, em linha , no final da planilha o lucro da fábrica e o resultado após financeiro passivo mensal. Tudo sempre mês a mês.

       Um excelente relatório para análise da rentabilidade real de sua empresa. 

DRE-acumulado

 

CUSTO FIXO = MCN = Margem de Contribuição Necessária

      Este relatório apresenta o MCN ou seja a margem de contribuição necessária para a empresa. Será utilizado para auditar o preço final, e sê realmente o valor de venda consegue pagar esse custo. 

       Além dessa importante análise, você tem em suas mãos, um relatório que apresenta os custos por setor. Vai ajudar a melhorar o custo fixo para aumentar o lucro saudável da empresa.

custo-fixo

 

Cálculo Industrialização - Cálculo Preço Final de Venda

    Esta planilha vai calcular o preço final de venda. Nós colocamos varias informações ao lado e abaixo da planilha para melhor entendimento.

    a)-Você vai definir os encargos e impostos em cada venda

    b)-Você vai colocar o preço de venda atual no lado esquerdo em T1 e vai colocar o preço sugerido pelo cliente e ou um preço simulado em T2 no lado direito da planilha.

    c)-A planilha faz os cálculos de forma automática

    d)-Você terá mais abaixo se PAGA HORA  e se PAGA MCN-LUCRO em cor verde.

    e)-Um pouco mais abaixo você terá O CÁLCULO DO PREÇO PELA MARGEM (mínimo) e o CALCULO DO PREÇO do CUSTO HORA (mínimo). O maior valor é o preço ideal com lucro saudável.

     f)-No final da planilha você tem um quadro para calcular o preço final com a escolha do percentual de lucros desejado.

     02-Calculo-Preco

 

RESUMO DOS PRODUTOS - um a um por linha

     Construímos três relatórios. Um para os produtos industrializados, outro para serviços e outro para produtos de revenda. O que aqui apresentamos é o relatório resumo dos três tipos de fabricação. 

      Este relatório apresenta o resumo de todos os produtos que você fabrica e vende. Você terá aqui uma análise por produto e saberá qual produto gera ou não gera lucro. Saberá ainda qual o valor mínimo à ser vendido com lucro saudável. 

        Você terá no relatório o total arrecadado da margem de contribuição MCA e o valor da margem de contribuição necessária MCN.. Sendo assim saberá o lucro da empresa total e também o lucro por produto. Com essas informações você poderá administrar qual produto é viável e qual não é. Poderá negociar novos preço que alcancem o lucro desejado. Você será capaz de alavancar vendas nos produtos que na sua empresa geram maior índice de lucro, entre outras informações que será ensinado.

1o. Parte (veja a continuidade abaixo)

Mapa-Produtos-01

 2o. Parte 

Mapa-produtos-02

 No relatório acima, você tem uma análise importante em que apresenta o percentual de faturamento nos quatro critérios abaixo:

%  PP  =  Gera lucro - paga o custo hora, gera lucro e paga a MCN

%  NN =   Crítico - não paga o custo hora, não gera lucro e não paga a MCN

%  PN =   Problemático - paga o custo hora e não paga a MCN

%  NP =   Problemático - não paga o custo hora e paga a MCN

Os produtos que geram lucros saudáveis são os que se apresentam com "P P"

Analise-produtos

 Observe que 92,57% dos produtos totais estão em P P. Mas 7,43% estão no nível crítico. Aqui você terá essas informações de todos os produtos fabricados pela sua empresa um a um representados nesta planilha.

Você terá muitos outros relatórios que tem sua importância dentro do processo.

Poderá a partir destes, criar outros relatórios importantes para sua análise.